SAIBA MAIS SOBRE: METAS SMART
- m2mtextil
- 28 de fev. de 2019
- 2 min de leitura
As metas servem como um direcionamento. Você traça um objetivo, um lugar onde quer chegar ou algo
que deseja conquistar. Então, analisa e considera ações que o levarão até o resultado esperado.
O método SMART é uma forma eficiente de criação de metas. Funciona como uma espécie de checklist,
na qual cada meta é verificada e avaliada se possui os requisitos para atingir o resultado. Na palavra
SMART, cada sigla tem um significado.

— Specific, ou específica
Para que se consiga alcançar os objetivos traçados em uma meta, é necessário que todos os envolvidos tenham
claro entendimento do que se trata. Para isso, ela deve ser específica. Respondendo as seguintes perguntas:
· o que eu quero alcançar com essa meta?
· quem será ou quem serão os responsáveis por ela?
· onde ela será realizada?
· como ela será conquistada?
· por que ela deve ser seguida?
Portanto, fica claro que qualquer meta traçada deve ser específica.
— Measurable, ou mensurável
Como criar uma meta se ela não pode ser medida? Isso não faria nenhum sentido.
Para uma meta ser mensurável, ela deve responder as questões:
· qual é o resultado esperado?
· quanto tempo será necessário para a equipe alcançar a meta?
— Attainable ou atingível
Toda meta precisa ser atingível, caso contrario seu efeito sera muito prejudicial, pois pode desmotivar a
equipe e gerar uma enorme frustração. Estratégias e ações serão desenhadas, mas os resultados esperados
não serão alcançados.
Portanto, antes de criar uma meta, é fundamental avaliar os seguintes pontos:
· com base no histórico, é possível atingir o objetivo traçado?
· qual a opinião dos colaboradores. Eles acreditam que é possível?
— Relevant, ou relevante
Quando você cria uma meta e designa responsáveis, serão elaboradas estratégias para que os resultados sejam
alcançados. Porém, quanto mais relevante for a meta, mais motivados estarão os envolvidos.
Claro, considerando que sejam metas alcançáveis. É necessário que a meta seja real e relevante.
— Time based, ou temporal
O último ponto das metas SMART é extremamente importante. Qualquer meta traçada deve ter prazo.
Se você cria um objetivo e não estabelece um tempo, ele pode ser alcançado em 1 dia, 1 mês, 1 ano.


Comentários