EVOLUIR +
- m2mtextil
- 28 de fev. de 2019
- 2 min de leitura
O procedimento utilizado no setor de Malha é o sistema Kanban, sendo este muito
indicado para melhor organização e controle dos pedidos, como vemos a seguir:

O que é um sistema Kanban?
Kanban é um termo de origem japonesa e significa literalmente “cartão” ou “sinalização”. Este é um conceito relacionado com a utilização de cartões (post-it e outros) para indicar o andamento dos fluxos de produção.
O nome é de origem oriental, mais especificamente japonesa, pois foi na Terra do Sol Nascente que a prática teve origem. Aconteceu nos anos 60, na fábrica da montadora Toyota – que passava por um momento crítico. Em meio à falta de recursos e diante da necessidade de se modernizar para acompanhar as mudanças do mercado, a empresa precisava mudar sua metodologia de gestão.
Para que que serve?
O objetivo principal que define o que é sistema Kanban é permitir uma fina sintonia entre a gestão do estoque e a produção. Para tanto, coloca-se um Kanban num local específico da linha de produção, para indicar a entrega de uma determinada quantidade.
Por que o kanban funciona?
Porque, quando seu time acompanha os processos visualmente, fica mais fácil organizar e limitar a quantidade de tarefas – e, com isso, priorizar atividades. Outra grande vantagem é que o sistema torna mais fácil a circulação de informações, contribuindo assim para um ambiente mais colaborativo na sua empresa.
Ao adotar o kanban, você vai constatar que ficará fácil detectar problemas escondidos, atrasos e falhas. Ou seja, trata-se de uma ferramenta que também ajuda a encontrar soluções mais eficientes para melhorar seus processos.
Como é aplicada?
A aplicação da técnica se dá em três etapas: o que fazer, fazendo e feito. A partir daí, é efetuada a fixação de post-its conforme o desenvolvimento da tarefa. Assim, pode ser aplicada para qualquer estratégia e setor de uma organização.

Comments