DIA DA MULHER
- m2mtextil
- 21 de mar. de 2019
- 3 min de leitura
Quem disse que lugar de mulher é na cozinha?

Temos aqui uma lista de mulheres que decidiram mudar suas histórias e a forma de pensar das pessoas.

Marie Curie " Nada na vida deve ser temido, apenas entendido".
A única mulher até hoje a ganhar um Nobel em química e outro em física. Em uma época onde só os homens frequentavam as universidades Marie batalhou para bancar seus estudos. Foi quem começou os estudos sobre radioatividade e pela base da criação do aparelho de raio x.

Madre Teresa " O senhor não daria banho a um leproso nem por um milhão de dólares?
Eu também não. Só por amor se pode dar banho em um leproso".
Essa senhorinha dedicou sua vida aos desfavorecidos. Ganhou o Nobel da paz em 1979, várias fundações criadas pela Madre ainda funcionam no mundo até hoje.

Kate Sheppard "Onde está a razão quando uma mãe é considerada indigna de votar enquanto os mentirosos, devassos e blasfemadores tem esse direito?"
Na Nova Zelândia no ano de 1893 Kate reuniu 32 mil assinaturas de mulheres para que o parlamento aprovasse o direito ao voto feminino, esse ato inspirou o mundo todo. Ela também lutou por outros direitos como o da mulher pedir divórcio e ter a guarda dos filhos, o fim da obrigatoriedade do uso do espartilho e também conseguiu que as mulheres tivessem o direito de praticar atividades físicas.

Malala Yousafzai "A melhor maneira de superar os problemas e lutar contra a guerra é através do diálogo".
Em 2012 uma menina de quinze anos foi baleada na cabeça pelos talibãs por defender suas ideias: o direito a educação de meninas e adolescentes no Paquistão. Hoje Malala é uma das maiores ativistas em prol da educação para crianças ao redor do mundo. Foi a pessoa mais jovem a ganhar um Nobel da paz em 2014.

Maria Da Penha " Para os efeitos desta lei, configura violência doméstica e familiar contra a mulher, qualquer ação ou omissão baseada no genero que lhe cause morte, lesão, sofrimento físico, sexual ou psicológico e dano moral ou patrimonial".
Bom, a história de Maria Da Penha é triste, mas com um final feliz. Ela sofreu violência física de seu marido por muito tempo até que um dia conseguiu proteção através de uma ordem judicial, ai então começou sua luta para que o marido fosse condenado, foram quase 19 anos até que ele finalmente foi preso. A lei n°11.340/2006 conhecida como lei Maria da Penha foi criada graças a essa história triste, essa lei prevê medidas de proteção a vítimas de violência doméstica e criou regras mais duras para punir o agressor.

Nísia Floresta Augusta "... a mulher será não somente o que ela deve ser - o modelo de família - mas ainda saberá conservar dignidade em qualquer posição que porventura a sorte a colocar."
Nísia foi uma mulher muito importante para a educação no Brasil foi escritora e professora, abriu uma escola para meninas, foi a primeira a publicar artigos em jornais brasileiros. É considerada percursora do feminismo no país.

Frida kahlo " Ao final do dia, podemos aguentar muito mais do que pensamos que podemos".
Uma das figuras mexicanas mais importantes na arte e política no século XX.
Frida teve uma vida cheia de traumas e decepções, porém nunca perdeu seu amor pela vida, retratou suas experiências e emoções em obras consideradas surrealistas foi uma pessoa ousada para sua época um grande exemplo de vida para quem conhece sua história.
Todas essas mulheres foram exemplos de força e coragem e seus feitos contribuíram para a revolução de ideais e costumes em suas épocas e até hoje.
Comentarios