5 S: O QUE É?
- m2mtextil
- 28 de mai. de 2021
- 2 min de leitura
5S é um programa de gestão de qualidade empresarial desenvolvido no Japão que visa aperfeiçoar aspectos como organização, limpeza e padronização.
Os princípios utilizados pelo Programa 5S para alcançar a melhoria contínua e a qualidade total não são diferentes de alguns princípios fundamentais para o crescimento humano e profissional.

A junção no número “5” com a letra “S” vem de cinco palavras japonesas que começam com S:
Seiri – Senso de utilização
Seiton – Senso de organização
Seiso – Senso de limpeza
Seiketsu – Senso de padronização
Shitsuke – Senso de disciplina.
1º S – Seiri – O Senso de Utilização
Para implementar este senso é necessário que você avalie o que você usa e o que você não usa no seu local de trabalho. Não confunda este senso com organização. Ou seja, a regra aqui é muito clara:
· uso com frequência: mantenho por perto (na mesa ou na gaveta);
· não uso com frequência: mantenho longe (armário);
· não uso: jogo no lixo ou, se for útil, entrego a quem deseja usar;
2º S – Seiton – O Senso de Organização
Você já eliminou tudo o que não é útil para você (no senso anterior) e alguns objetos ainda estão na sua mesa. Então, organize-os de maneira funcional, possibilitando o acesso rápido e fácil.
Para a aplicação do senso de organização você deve definir locais apropriados e alguns critérios para guardar os materiais que você utiliza. Cada coisa deve ter o seu devido lugar, assim quando você precisar buscar alguma informação saberá exatamente onde ela se encontra.
3º S – Seiso – O Senso de Limpeza
A limpeza é algo naturalmente obrigatório. Entretanto, a ideia deste senso não é limpar, é acima disso, não sujar. Por exemplo, largamos a xícara de café na pia porque sabemos que alguém vai lavar. Uma hora depois a pia estará cheia de xícaras de café e está feita a bagunça. A xícara é apenas um exemplo de que a limpeza deve iniciar com o ato de não deixar sujar e responsabilizar-se por isso.
Quando agimos desta forma (responsabilização e cooperação), estamos pensando no coletivo, em um bom ambiente de trabalho e não estamos pensando individualmente que “eu não sou responsável por isso”.
4º S – Seiketsu – O Senso de Padronização
Este senso refere-se à preocupação com a padronização do que foi organizado. Como conservar tudo que foi feito?
Perceba que os 3 sensos anteriores eram “mão na massa”, execução, operação. Mas, este senso trata-se da conscientização. De manter o que foi feito, de seguir regras e padrões e entender a importância disso tudo.
5º S – Seiketsu – O Senso de Disciplina
Após a realização de todas as etapas, é preciso que as pessoas se conscientizem sobre a necessidade da autodisciplina. Este senso traz a ideia de que a disciplina, e não a cobrança, deve ser a regra. O programa deve ser algo natural dentro da empresa, importante para todos. Portanto, a colaboração e a responsabilidade são palavras-chave neste senso.
Comments